sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Venha Conhecer Camamu!

Histórico

A história de Camamu está intimamente ligada a do próprio país. Foram os Jesuítas que introduziram a cana-de-açúcar, cacau e canela, de forma pioneira em toda a Capitania de São Jorge do Ilheús, a qual pertencia. Dizem os historiadores que a cidade enfrentou tentativas de invasão, as quais foram rechaçadas pelos moradores, Jesuítas e com a ajuda dos índios da tribo Macamumus.
O Povoamento teve origem em 1560, numa aldeia de índios Tupiniquins, sendo transferida posteriormente mais para o sul, fixando-se em local denominado de Passagem do Macamamu, que logo foi elevada à categoria de freguesia.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Camamu, em 1560.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Vila de Nossa Senhora da Assunção de Camamú Camamu, por Carta Régia de 22-05-1623.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Camamu, pelo Ato de 22-06-1891

Significado do Nome

Porto de embarcação para Barra Grande e Baía de Camamu, a cidade de Camamu, às margens do Rio Acarai, se abre em meio a um vasto manguezal. Inicialmente habitada pelos índios Macamamus, a sua origem remonta a 1560, quando jesuítas ergueram a capela de Nossa Senhora da Assunção de Macamamu – daí o nome da localidade.

Gentílico:

camamuense

População:

35.160 habitantes

Clima:

Tropical-úmido

COMO CHEGAR:

Seguir pela BR-324 e antes de chegar a Feira de Santana, pegar a BR-101 em direção ao sul, até o entroncamento para Valença. Neste ponto, pegar a BA-001, também no sentido sul, e seguir direto até a localidade.
Outra opção é atravessar a Baía de Todos os Santos pelo sistema ferry-boat (71) 3254-1020 (Salvador -Bom Despacho). Desembarcar na Ilha de Itaparica e seguir pela BA-001, passando por Nazaré, Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna até chegar em Camamu.

Localização:

Sul Baiano

Limites:

Maraú, Igrapiúna, Ituberá, Ibirapitanga, Ubaitaba, Gandú.

Acesso Rodoviário:

BR-324 e BR-101

Distância da capital:

329 km

TURISMO:

Para desfrutar da natureza por completo, vale a pena passeios de barco ao longo desta que é a terceira maior baía do Brasil (a Baía de Camamu) e conhecer a sua infinitude de ilhas entocadas em meio a mata preservada, e os pequenos povoados que mantém viva a cultura tradicional. Outra boa opção é seguir também rumo às praias paradisíacas, cachoeiras, ilhotas e mangues de Barra Grande.


Principais Pontos Turísticos:

* Praia da Ilha de Quiepe
* Praia da Ilha Grande
* Pedra Furada
* Cachoeira
 das 7 pancadas
* Cascata do Acaraí

Pratos típicos da região sempre regada a frutos do mar:


- Camarão;
- Lagosta;
- Pitú;
- Peixes de água doce ou salgada;
- Tradicional caranguejo e guaiamu (comuns na região);
- Além de mariscos e siris












Nenhum comentário:

Postar um comentário